Cidadania Classe Social e Status
MARSHALL, T. H. Cidadania e classe social. In: Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, s.d. p. 57- 114.
CIDADANIA, CLASSE SOCIAL E STATUS
Tradução de METON PORTO GADELHA
II – O CONTEÚDO:
O autor trata da relação entre igualdade de participação na sociedade, ou igualdade de cidadania, e as desigualdades embutidas na estrutura de classes sociais, para o que recorre a uma pergunta elaborada por Alfred Marshal em ensaio anterior, qual seja: “há base válida para a opinião segundo a qual o progresso das classes trabalhadoras tem limites que não podem ser ultrapassados?”
A partir daí, Marshall discorre sobre o desenvolvimento da cidadania que, para ele deriva de três elementos: civil, político e social e dos direitos decorrentes de cada um deles, considerando que a cada conjunto de direitos corresponde um tempo determinado. Assim, os direitos civis se originaram no século XVIII, os direitos políticos no XIX e os direitos sociais no XX. O que entende como evolução da cidadania.
O autor diferencia Cidadania e Classe Social, considerando que cidadania trata da relação do indivíduo como Estado e Classe Social do modo como estes se inserem no mercado de trabalho. Na cidadania, todos os indivíduos, de um determinado social gozam dos mesmos direitos, enquanto nas Classes Sociais, os direitos dependem do papel que cada grupo desempenha, se são ou não proprietários dos meios de produção.
Neste sentido, a classe social é, para o autor, reprodutora de desigualdades e a busca de igualdade de direitos aos cidadãos não diminui as desigualdades sociais ou econômicas, portanto, Cidadania e Classe Social têm uma convivência contraditória, embora necessária para a manutenção do lógica do sistema capitalista.
Jerônimo de Almeida Neto
20/05/2014