Ciclos globais de carbono, nitrogênio e enxofre: seus efeitos poluentes na atmosfera.
Não é novidade para ninguém, que o nosso planeta esta ficando cada vez mais degradado, devido às diversas intervenções do homem na natureza. A camada de ozônio é uma parte do planeta que tem sofrido muito. Graças à alguns gases, como o CO 2, que foi liberado na atmosfera em grande escala, principalmente desde a revolução agrícola e industrial, o famoso efeito estufa surgiu, abrindo grandes “buracos” em nossa camada de ozônio. Porem não podemos somente culpar esse gás, pois há vários outros, como o nitrogênio, metano e enxofre, por exemplo. E, estes, também contribuem para o surgimento de diversos fenômenos, como a chuva ácida e a variação da temperatura terrestre (que por sua vez, causa o derretimento das calotas polares, aumentando assim o nível do mar, e matando certos tipos de fauna e flora marinha).
A atmosfera é uma cama de gases que envolvem a Terra. Ela é de grande importância para toda forma de vida aqui na terra, pois ela é a responsável pelo ambiente em que vivemos, controlando a temperatura, ela fornece o dióxido de carbono usado na fotossíntese, o nitrogênio convertido pelas bactérias fixadoras em nitrogênio utilizável pelas plantas, além de nos proteger contra radiação cósmica de alta energia. Geralmente ela descrita em camadas, sendo a Troposfera; a Estratosfera; a Mesosfera; a Termosfera; e a Exosfera, cada uma com uma característica diferente, e com gases diferentes.
Também devemos falar sobre os ciclos globais, que vem modificando a composição da atmosfera desde os primórdios da existência da mesma. Há o clico do carbono; o ciclo do nitrogênio; e o ciclo do enxofre. Segue um pequeno resumo de cada:
Ciclo do Carbono: Simplificando, o Ciclo do carbono se inicia quando as plantas, ou outros organismos que sejam autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese incorporando-o às suas moléculas. Então o