A esperança na educação
A Educação está presente em todo espaço ocupado pelo ser humano não só na escola.
Desde que nasce,no convívio com o outro,somos educados e educamos,aprendemos e ensinamos,sabemos fazemos e convivemos.
Nas tribos indígenas não há um ensinar formal aprendem da necessidade com a necessidade no convívio do cotidiano. Ideias de Brandão
Cultura: o homem transformando a natureza e passando conhecimento de geração a geração.
Endoculturação:aprendemos com o mundo e com o outro.
Educação:formas sociais de condução e controle do ensinar-e-aprender.A Educação formal surge com a escola,o aluno e o professor.
Com o surgimento da escola o saber passa a servir ao uso político de reforçar a diferença no lugar de um saber anterior que afirmava a comunidade.
Na antiga Grécia a Educação do jovem livre é para compreender e comandar a do jovem escravo e na oficina e no trabalho.
Para os gregos a Educação do homem existe por toda parte e muito mais do que a escola é o resultado da ação de todo o meio sociocultural sobre os seus participantes é o exercício de viver e conviver o que educa.Roma usou a Educação com uma arma que servia para impor ao povo a vontade e a visão do mundo dominador.Onde há livres e escravos,senhores e servos,começa a haver um modelo de educação para cada um,e limites entre um modelo e outro.
No Brasil a educação nega no cotidiano o que afirma a lei.
Definir Educação e o que serve é muito complexo.Desde o dicionário,a constituição,até os pensadores tentaram defini-lo.Conclusão:é a influenciado meio social sobre o indivíduo.
A Educação visa a continuar aprendendo aquele que já tem um conhecimento é a esperança da Educação. O educando não pode ser visto como um indivíduo alheio ao seu meio social.Ele aprende e usa o que aprende no convívio social,ele é parte do meio social em que vive.
Somente no século xx houve a democratização do ensino a qual resultou na escola