ciclos economicos brasileiros
Pau Brasil (1500-1530)
O Pau Brasil foi o primeiro produto de exploração da Coroa Portuguesa em solo brasileiro. A madeira já era conhecida pelos europeus para a construção de naus enquanto a tinta vermelha característica era utilizada para confecção e tinturaria têxtil, era um produto sem muito valor agregado, portanto de pouco retorno a Portugal, porém de grande aceitação. Houve imediata aceitação do produto em Veneza, Florença e Espanha e o principal centro de distribuição passou a ser Amsterdã. A exploração do Pau Brasil era feita com o auxilio da mao de obra nativa, na base do escambo em que os europeus forneciam objetos de pouco valor mas que fascinavam os nativos (como o espelho),pois eles viviam numa sociedade de caça e coleta não tinham nenhum conhecimento além do que tinham nas terras, então foram construídas feitorias para a proteger o território contras navios inimigos e para armazenar toras para o transporte, quando o produto começou a escassear na orla marítima e assim seu custo passou a ser elevado, fazendo com que diminuísse o interesse pelo seu comércio. Mas de qualquer forma, foi a maneira com que a Coroa Portuguesa pesquisou e estudou as novas terras descobertas, para daí em diante buscar maneiras de melhor aproveitamento desta.
Ciclo do Açúcar O ciclo do açúcar teve inicio em a partir de 1530, tendo seu ápice de 1646 à 1654, sendo superado somente no século XIX pelo café. O declínio do açúcar se deve à saturação do mercado provocada por excesso de oferta do produto.
Os fatores que levaram ao sucesso e da dominação do comercio do açúcar pelo Brasil por praticamente dois séculos, XVI e XVII, se deve à melhora de vida dos europeus com o final da Guerra dos Cem Anos, fim de diversas epidemias, expulsão do invasor mouro da Europa, fim dos longos tempos de invernos intensos, seca, fome e pestes. Além de que o açúcar trazido do Oriente Médio era escasso e de uso restrito enquanto no Brasil a produção era farta, sem falar que