Uma cidade sem passado
PEDAGOGIA / HISTÓRIA DA EDUCACÃO
PROFESSORA: JANE SOUZA
ALUNAS:
Ana Paula C. silva Ferreira
Camila Pereira Alves
Nathalia Fernandes Marcelino
Desenvolver comentário sobre o filme “UMA CIDADE SEM PASSADO” estabelecendo relações com as aulas sobre “A história e suas diferentes concepções” especialmente com o texto do material didático “Concepções de história e historiografia ”.
Uma cidade sem passado e um filme alemão lançado em 1990 e tem direção de Michael Verhoven .O filme baseado em fatos reais conta história da jovem estudante alemã Sonia Rosenberger ,que após ganhar um concurso de redações recebe uma proposta para participar de uma nova competição onde estimulada pela história desde criança ,Sonia decide mostrar como a cidade e principalmente a igreja se mantiveram integras durante o período do lll Reich.
Existem duas versões para um mesmo acontecimento histórico. Uma proveniente de documentos escritos e monumentos que são cuidadosamente analisados através de métodos científicos, e a história oficial aceita pelo estado e imposta por ele, por uma classe dominante ou pela igreja. A outra constitui se na memória coletiva que transmite informações de acontecimentos e culturais através da oralidade, essas transmissões é uma tentativa de manter uma cultura viva ou um fato importante como lembrança á geração atual. Sonia chama a atenção que e a própria personagem principal inicia a narrativa, isso da impressão de que ela mesma busca recuperar de sua memória o acontecimento mais importante de sua vida, as cenas do passado são passada em preto e branco, enquanto de sua época atual são coloridas.
Essa cinematografia mostrou as principais características á condução de um pesquisa historiográfica durante o transcorrer da narrativa, percebeu-se que Sonia utilizou métodos denominados convencionais e outros modernos de exploração histórica :Os primeiros foram documentos escritos como os jornais da segunda guerra mundial