Ciclos economicos
INTRODUÇÃO
O conceito de Ciclo econômico refere-se às flutuações da atividade econômica, a longo prazo. O ciclo envolve uma alternância de períodos de crescimento relativamente rápido do produto (recuperação e prosperidade), com períodos de relativa estagnação ou declínio (contração ou recessão).
Os ciclos econômicos são caracterizados por um movimento de um grande número de atividades econômicas e não somente pelo movimento de uma única variável, tal como o PIB real, embora essas flutuações são geralmente medidas em termos de variação do Produto Nacional (PIB ou PNB). Schumpeter em 1939, definiu quatro fases para um ciclo econômico: (1) boom; (2) recessão; (3) depressão; (4) recuperação.Embora os ciclos econômicos se repitam, e caracterizados por períodos de expansão e contração da atividade econômica, não necessariamente periódicos. Por sua vez, são um fenômeno que ocorrem em economias de mercado.
Classificação dos Ciclos Econômicos: Duração
a) Curto prazo: 3 – 4 anos [40 meses] – Ciclos de Kitchin. - evidências para os EUA Identificou um ciclo de estoques de 3 a 5 anos.
b) Ciclos de Juglar: 7 – 10 anos - duração entre os vales de 7 a 10 anos; - era um padrão associado ao RU no século XIX; - evidências para o Reino Unido;
c) Ciclos de Kuznets: 15-20 anos - é conhecido também como ciclo de construção e transporte.
d) Ciclos de Kondratiev – duração de 50 anos - relacionados a mudanças tecnológicas; - a duração e o tempo de maturação dos equipamentos de capital é que explicariam a duração dos ciclos econômicos. - os investimentos vêem em ondas; - Kondratiev buscou computar os ciclos de longo prazo, destacando suas características cíclicas. da sobreacumulação e do subinvestimento sobre a determinação do nível garantido da demanda efetiva.
DESENVOLVIMENTO