países ex-socialistas da europa e Ásia
Países Ex - socialistas da Europa e da Ásia
Existe uma imensa diversidade cultural composta de vários grupos éticos, entre eles europeus (eslavos,romenos,bálticos,albaneses e armênios) e asiáticos (iranianos,turcos e árabes). A Rússia é a principal potência política, econômica e militar da região e centro do antigo poder soviético.
Euroásia : meio Europa , meio Ásia
Do ponto de vista físico: A Europa e a Ásia formam um território contínuo, por isso são consideradas um único continente, denominado Euroásia.
Do ponto de vista histórico - cultural: Elas são estudadas como continentes distintos dada a grande diferença existente entre seus povos.
Os Europeus tiveram sua formação cultural bastante influênciada pelas antigas civilizações romana e grega , muito diferentes da chinesa , da indiana e da árabe , que predominaram na cultura dos povos asiáticos.
Em razão dessas diferenças , a Europa e a Ásia foram regionalizadas por geógrafos e cartógrafos em continentes distintos , separados por um limite natural , os Montes Urais. Esses montes se localizam pelo território da Rússia.
A Revolução de 1917
A partir da segunda metade do século XIX , ao mesmo tempo em que as nações europeias realizavam a Segunda Revolução Industrial , a Rússia , até então governada por czares , passou por um expressivo crescimento econômico.
De um lado, industriais, comerciantes e a aristocracia agrária enriqueçeram cada vez mais: de outro, trabalhadores (operários urbanos e camponeses), que eram intensamente explorados, viviam em condições precárias.
As discusões sustentavam - se nas idéias socialistas do pensador Vladimir Iliich Ulianov, conhecido como Lênin,que propunham a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Com a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914-1917), a condição de vida da população tornou - se ainda pior, levando os soviétes a ganhar destaque no cenário nacional.Em 1917,camponeses,operários e