BIODIVERSIDADE
1. Introdução
Biodiversidade significa diversidade de vida,assim como os genes contidos em cada indivíduo que reúne toda a variedade de vida desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema. Funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que necessita do mesmo como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.
A preservação da natureza e da diversidade garante a continuação da vida. Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão entrar em extinção. É importante saber que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.
Existem aproximadamente entre 10 e 50 milhões de espécies vegetais e animais, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente dois milhões de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade", ou seja, que possui maior diversidade de espécies. Aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui.
A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta.
1.1 Principais Ameaças à Biodiversidade
A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola, a expansão urbana e industrial, são as principais ameaças que estão levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas. A poluição e a acidez das águas impede a sobrevivência de peixes e plantas, contaminação