ENTREVISTA COM MIGRANTE ADAPTAÇÃO E ACULTURAÇÃO
O trabalho tem como objetivo apresentar analise de entrevista feita com migrante chinês, tratando diretamente da concepção de aculturação do indivíduo. Quais as principais dificuldades observadas na adaptação ao Brasil e quais métodos foram utilizados para adaptar-se a nova cultura formam as questões da entrevista. Devido à amplitude das possibilidades de resposta e interpretações, serão mantidos os conceitos anteriormente trabalhados em sala. Segue-se à analise das respostas e então algumas informações que podem contribuir para uma visão ampliada sobre adaptação individual e aculturação.
Palavras-Chave : entrevista; migrante; aculturação; cultura;
Amostra pesquisada com um homem de 32 anos de idade, solteiro, sem filhos, com ensino superior completo, engenheiro ativo. Chegou a Sao Paulo em 2010, mora com um amigo Chines que trabalha para a mesma empresa. O motivo da mudança foi a proposta de emprego em uma empresa multinternacional no Brasil.
O entrevistado respondeu a duas perguntas a respeito da adaptação e dos pontos de vista sobre morar por 3 anos no ocidente. Destacaram-se as principais dificuldades dele, e as primeiras impressões visuais da cidade de Sao Paulo.
ENTREVISTA
1. QUAIS AS DIFICULDADES QUE SENTIU QUANDO VEIO MORAR AQUI?
Percebi que tudo tinha uma política diferente, algo como novas regras que ninguém diz, costumes sociais esquisitos. Acho que notei que seria um desafio viver aqui quando eu e meu companheiro de trabalho decidimos visitar a Av. Paulista. Li em todos os lugares que lé era o coração da economia Brasileira, esperei que fosse quase tão movimentado quanto o meu pais, mas quando cheguei estava praticamente sem pessoas na rua e isso me espantou muito, percebi naquela hora que tudo seria diferente.
A língua ate hoje é um obstáculo pra mim, converso apenas em inglês com todos. É difícil encontrar pessoas fora do meu trabalho que estejam dispostas a conversar ou ate mesmo a fornecerem uma informação