Ciclos Biogeoquímicos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Acadêmicos:
Campo Grande/MS
18 de junho de 2013
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
1- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS?
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Esses processos naturais reciclam elementos de diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois vice-versa.
Os principais ciclos biogeoquímicos são: o da água, o do carbono, do fósforo, do nitrogênio e o do oxigênio.
2- COMO SE CONSTITUI O CICLO HIDROLÓGICO?
O ciclo hidrológico ou ciclo da água é o ciclo biogeoquímico mais conhecido e de mais fácil entendimento. De forma simples e resumida, a água presente na atmosfera, condensada nas nuvens, precipita, principalmente sob a forma de chuva ou neve. Depois disso então, a água pode se infiltrar no solo (formando aquíferos ou lençóis freáticos) ou escoar pela superfície (chegando a rios, lagos e oceanos).
Quando na superfície a água volta à atmosfera sob a forma de vapor, não só através da evaporação que ocorre nos oceanos, mas também pelo processo de transpiração dos seres vivos, fechando assim o ciclo.
3- QUAL A RELAÇÃO ENTRE MASSA DE SERES VIVOS E VOLUME DAS PRECIPITAÇÕES PLUVIOMETRICAS?
A água representa o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva, dessa forma a massa dos seres vivos existentes à superfície dos continentes é sensivelmente proporcional ao volume das precipitações pluviométricas, isto é, regiões secas possuem menos serem vivos do que regiões de chuvas intensas (devido ao ciclo da água).
4- COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE NUVENS?
De forma simplificada, após a evaporação da água no estado líquido, o vapor de água sobe, mistura-se com o ar, em contato com as camadas frias da atmosfera, condensa-se formando as nuvens.
5- O ABASTECIMENTO