Cicloexanona
1- Introdução A oxidação é uma reação química muito utilizada na química orgânica com diversos agentes oxidantes para formar seus produtos. Fatores como poder oxidante e tipo de alcool a ser usado como reagente determinam as condições da reação.
O hipoclorito de sódio é um agente oxidante com baixa toxicidade (vendido comercialmente como água sanitária) com um poder oxidadente consideravel.
Dependendo da classificação do alcool sua oxidação dará um produto (ou mais de um produto diferente), alcoois primários oxidão em metanal e depois em ácido carboxílico, alcoois secundários apenas em cetonas e alcoois terciários não oxidam.
Sintetizaremos a cicloexanona por oxidação do cicloexanol. Os alcoois secundários possuem ligação com dois carbonos, um hidrogênio e a hidroxila, logo o ataque só possibilitará a formação da carbonila em lugar e o produto só poderá ser uma cetona.
2- Objetivos
Produzir cicloexanona a partir do cicloexanol. 3- Resultados e Discussão
Após a reação nós adicionamos um agente secante MgSO4 para retirar a grande quantidade de água que havia no meio reacional e filtramos com um algodão para um balão. O balão foi para o rotaevaporador e obtivemos o produto isolado.
O teste de confirmação mostra o precipidado alaranjado com a 2-4-dinitrofenilhidrazina e confirmamos o nosso produto.
4- Conclusões
A reação foi feita com sucesso desde o controle da temperatura no meio reacional no balão tribulado até a evaporação a baixa pressão no rotaevaporador, o teste de confirmação foi positivo e podemos concluir a prática sem grandes erros.
5- Parte Experimental
Adicionou-se 0,075 mol de cicloexanol e 4ml de ácido acético glacial em um balão tribulado. O balão tribulado tinha um termômetro a sua esquerda e um funil de adição com 70ml de solução de hipoclorito de sódio 4,4% contido, no meio havia um condensador de refluxo