Ciclo2
Principais representantes: Wilhelm Wundt (deu início a teoria) e Edward Titchner (pai da Teoria).
Principais idéias: Estudar os aspectos estruturais do sistema nervoso central.
Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Possibilitar que a psicologia se tornasse uma Ciência. Abriu caminho para o campo da pesquisa experimental em Psicologia.
Escola: Funcionalismo
Principais Representantes: Willian James
Principais ideias: A idéia de adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação vital e uma adaptação psicológica ao meio ambiente. A Psicologia funcional interessa-se pelo funcionamento da mente.
Contribuições Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Na psicologia social sua teoria possibilitou a cooperação entre os indivíduos. James fundou revistas científicas norte-americanas e associações, como a Associação Americana de Psicologia e estimulou a vinda da Psicanálise para a América.
Escola: Associacionismo
Principais Representantes: Edward L. Thorndike
Principais ideias: Doutrina que compreendia que a mente pode ser entendida como um complexo de ideias relacionadas entre si por força das associações que existem entre elas. Para aprender um conteúdo complexo, seria necessário que a pessoa aprendesse ideias mais simples associadas àquele conteúdo.
Contribuições: Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Contribuiu para o início do Behaviorismo. Foi a primeira escola que começou a trabalhar com as diferenças individuais. Criação da Lei do Efeito, que admitia que qualquer ato que, em determinada situação, produzisse satisfação ficaria associado a ela.
Escola: Behaviorismo
Principais Representantes: Skinner, Jonh B. Watson
Principais idéias: Por meio do condicionamento, o ser humano, diante da apresentação de um estímulo condicionado, pode ser treinado para reagir de maneira involuntária. Esse estímulo condicionado pode evocar, ou produzir, a resposta automaticamente.
Contribuições Ciência e/ou Psicologia e/ou Educação: Escola