ciclo viral
1. O encaixe das glicoproteínas (gp120) com a superfície do linfócito T4.
2. A fusão da cápsula do vírus com a membrana da célula, com penetração do material genético viral no citoplasma. Com a transcriptase reversa, o RNA sintetiza uma molécula de DNA e é destruído. O DNA produz uma nova molécula de DNA que lhe é complementar, formando com ele uma dupla cadeia.
3. A dupla cadeia de DNA( provírus)se integra ao cromossomo da célula, com a ajuda da enzima viral integrase.
4. Junto com o DNA celular, o DNA viral comanda a síntese de novas moléculas de RNA viral, que deixam o núcleo da célula.
5. O RNA viral comanda a síntese de capsídeos e enzimas virais, que formam novos vírus.
6. Estes componentes migram para superfície da célula, onde se formam novos vírus.
7. Assim, milhares de novos vírus são liberados da célula, causando sua destruição.
O que é sistema imunológico ?
O sistema imunológico é um conjunto de estruturas (entre elas, os linfócitos) que são responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Os linfócitos são células muito diferenciadas e podem ser divididas em células do tipo B e do tipo T.
O HIV infecta as células do sistema imunológico, especialmente as células T, levando a uma severa imunodepressão e tornando a pessoa mais suscetível a doenças infecciosas.
Quando uma pessoa tem aids, isso significa dizer que o vírus já causou danos suficientes ao seu sistema imunológico, permitindo que infecções e alguns tipos de câncer se desenvolvam.