Ciclo PDCA
Departamento de Tecnologia Rural
Ciclo PDCA
Gestão da Qualidade
Docente: Romildo Morant de Holanda
Amanda Rodrigues Santos Costa
Recife, 2014
O ciclo PDCA
Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente (CAMPOS, 1992 apud JÚNIOR COSTA & TURRIONI, 2003). Os estudos relacionados a este tema começou com Walter Andrew Shewhart, estatístico norte-americano que, por volta da década de 20, questionava-se sobre a qualidade e variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Ele é autor de um dos métodos gerenciais mais usados para melhoria contínua, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action) (MACHADO, 2007).
O método PDCA é uma ferramenta de qualidade com o objetivo de facilitar a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Também denominado de solução de problemas, pois cada meta de melhoria origina um problema que a empresa deve solucionar. Foi popularizado por William Edward Deming, na década de 50, o que o tornou mundialmente reconhecido por aplicá-lo no Japão (BUENO, et al., 2013).
É composto de quatro fases:
Planejamento (P – Plan) – Nesta fase é selecionado um proceso, atividade ou máquina que necessite de melhoria, planejando o trabalho através de um plano de ação, após a identificação, reconhecimento das características e descoberta das causas principais do problema. Esta etapa é caracterizada como a de maior complexidade porque erros cometidos na identificação do problema e no delineamento de ações dificultarão o alcance dos resultados.
Execução (D – Do) – Implementar o trabalho planejado e acompanhar seu progresso, além da coleta de dados.
Verificação (C – Check) – Análise ou verificação dos resultados obtidos na fase de execução do plano e dados coletados. Pode ocorrer