ciclo PDCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BRENDO PABLO
DYANDRA MACIEL
ELAINE PEREIRA
ELIEZIO FILHO
MAYARA FONSECA
RAIMARA ALBUQUERQUE
CICLO PDCA
SÃO LUIS
2013
BRENDO PABLO
DYANDRA MACIEL
ELAINE PEREIRA
ELIEZIO FILHO
MAYARA FONSECA
RAIMARA ALBUQUERQUE
CICLO PDCA
Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade ministrada pela Professora Bemvinda para obtenção parcial de nota referente ao 2º bimestre bem como apresentar um estudo detalhado a cerca do assunto.
SÃO LUIS 2013
INTRODUÇÃO
O presente estudo trata de questões relacionadas ao Ciclo de Melhoria Contínua ou Ciclo PDCA bem como da sua importância para as organizações. Esse Método de Melhoria foi criado na década de 30 por Walter A. Shewart. Contudo, no entanto só foi popularizado na década de 50 por William Edward Deming que o tornou mundialmente reconhecido por aplicá-lo no Japão.
O Ciclo de Deming, conhecido também como Ciclo PDCA é assim, uma ferramenta gerencial que permite o gestor tomar a melhor decisão a cerca das metas e objetivos necessárias para a sobrevivência da empresa ou organização. Na verdade, PDCA nada mais é do que planejar (Plan), executar ou fazer (Do), verificar (Check) e agir corretivamente (Act).
Dessa forma, procuramos dividir este trabalho em alguns momentos distintos no qual no primeiro falaremos sobre o que vem ser o ciclo PDCA e melhoria contínua detalhando cada uma das suas quatro fases citados acima. No segundo momento faremos um breve estudo sobre quando se deve usar este método de melhoria. Traremos ainda, no terceiro tópico as suas vantagens e desvantagens.
Após essa abordagem falaremos sobre o gerenciamento da melhoria e o gerenciamento da rotina no quarto tópico. E por fim, o quinto tópico tratara do ciclo PDCA na analise do problema, que permitirá a realização do controle da qualidade em toda a empresa. É ainda neste momento que desdobraremos o ciclo