ciclo oxigenio
Petróleo
No começo de 2010, a Rússia tinha reservas de 60 bilhões de barris de petróleo. Muito do petróleo da Rússia está localizado na região da Sibéria, perto dos montes Urais. Após o colapso da União Soviética, o país privatizou a indústria do petróleo e hoje empresas nacionais dominam o mercado. As empresas internacionais podem investir no mercado de petróleo russo, mas as autoridades do estado controlam rigorosamente esses investimentos. A maior parte do petróleo encontrado é exportado para os mercados europeus através de uma extensa rede de gasodutos.
Gás
A Rússia mantém uma das maiores reservas de gás do mundo, sendo ele encontrado na Sibéria Ocidental e em certas áreas do norte do país. A produção de gás natural é feita principalmente pela empresa Gazprom, grande parte de propriedade do governo, embora alguns produtores independentes operem nesse mercado. A Gazprom também controla as reservas de gás da Rússia. O gás natural é exportado através de gasodutos aos mercados europeus e asiáticos. Em 2010, nove grandes gasodutos operados por toda a Rússia e novos gasodutos estavam em processo de construção.
Minério de ferro
A Rússia tem uma grande indústria de ferro e aço. No século 18, os depósitos de minério de ferro foram encontrados nos montes Urais, mas as dificuldades em acessar a região montanhosa dificultaram a mineração. No século 20, uma abordagem mais sistemática foi usada para a exploração de minério de ferro na Rússia. Hoje, grande parte do minério de ferro é encontrado na região de Kursk, no sudoeste do país. A anomalia