Ciclo Nitrogênio
Nitrogênio
Seu ciclo é originalmente gasoso, mas mesmo assim grande parte do N existente nos organismos vivos não é obtido diretamente da atmosfera, mas sim do solo.
O nitrogênio faz parte dos macronutrientes que são essenciais para o desenvolvimento e crescimento dos vegetais, (fertilizantes), usualmente encontrado em quantidades relativamente grande na massa seca das plantas.
Ciclo
-Fixação Atmosférica Biológica Industrial -Amonificação -Nitrificação -Desnitrificação -Eutrofização
Fixação Atmosférica: Como o nome diz acontece na atmosfera , através de descargas elétricas (relâmpagos) que separam as moléculas de nitrogênio permitindo que seus átomos se liguem a moléculas de oxigênio formando monóxido de nitrogênio (NO), que é caregfado pela água da chuva e depositado o solo.
Fixação biológica: É promovida por bactérias fixadoras que se encontram tanto no solo como em raízes de leguminosas. As bactérias que se encontram nas raízes das leguminosas fixam o N2 existente no solo nestas plantas que serão consumidas pelos consumidores primários. As existentes no solo transformarão este N2 em Ions de Amonio (NH4), promovendo o processo de amonificação e que se juntará com os ions resultantes da decomposição ou mineralização.
Fixação Industrial: Na Segunda Guerra Mundial desenvolveram um processo que sintetizava amônia a partir do nitrogênio atmosférico, esta amônia era utilizada para a fabricação de arma. No termino da guerra este processo começou a ser utilizado para a obtenção de nitrogênio para a fabricação de fertilizantes artificiais, acarretando no aumento da produtividade agrícola. O aumento do nitrogênio na ciclo levou a eutrofização.
Amonificação: As bactérias fixadoras existentes no solo assim como as decompositoras ou mineralizadoras transformam o N2 em gás de amônia (NH3) e sais de amônio (NH4+).
Nitrificação: Estes sais produzidos na amonificação são transformados por bactérias nitrificantes em nitritos