Ciclo junino
Ciclo Junino: ocorre durante a cada ano no mês de Junho, quando se homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro. Manifesta-se em praticamente todo o Estado. Destaque para Caruaru (A capital do forró) Carpina, Limoeiro, Feira Nova, Petrolina, Paulista, Recife e Olinda e Campina Grande na Paraíba (PB). É tempo de fogueira, de ruas enfeitadas de bandeirola e balões, de fazer adivinhações, de soltar fogos, de apreciar bandas de pífano, cantadores, acorda povo, bacamarteiros, violeiros, emboladores e de dançar quadrilha, forró, ciranda, xote, xaxado, coco e Baião.
Em Caruaru terra de Mestre Vitalino e da grande feira-de Caruaru. o ciclo Junino é comemorado com muitos dias de festejos, bandas de forró muita gente de todas as partes do Brasil e também do mundo, vem conhecer esse arraia que é o maior do mundo! (muita festa e animação, com queima de fogos, forró e muita animação)
Caruaru a capital do Forró
Localização: Vale do Ipojuca, Agreste (PE)
População: 314.951 habitantes, segundo levantamento do IBGE do ano 2010
Sua área territorial é de 921 Km2 (quilómetros quadrados).
Temperatura média: 26°C
Principais atividades econômicas: agricultura, artesanato,comércio, indústria e turismo.
Distritos: Caruaru sede, Carapatós, Latejo do Cedro, Gonçalves Ferreira
Data de fundação: 18 de Maio de 1857
O Ciclo Junino é vivenciado no Brasil e principalmente no Nordeste é um período de muita festa e alegria com fogueiras, fogos, comidas típicas e muito forró pé - de – serra.
Para muitos estudiosos esse período se inicia em 19 de Março dia dedicado a São José e ao plantio do milho a base da culinária típica Junina com muitas receitas de da água na boca. São feitas muitas rezas, promessas e procissões para pedir um inverno chuvoso, tendo o pai adotivo do menino Jesus como mediador.
Os principais santos do período Junino são: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Santo Antônio: (1195 – 1230 / Lisboa Pt – Pádua It) comemorado no dia