Ciclo do ácido citrico
É uma rota central para a recuperação de energia a partir de vários combustíveis metabólicos, incluindo os carboidratos, os ácidos graxos e os aminoácidos. É também conhecido como CICLO DE KREBS CICLO DOS ÁCIDOS TRICARBOXÍLICOS (TCA – tricarboxilic acid)
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Função: é a via final comum de oxidação dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. Isto ocorre desde que a glicose, os ácidos graxos e muitos aminoácidos sejam metabolizados à acetil-CoA ou a intermediários do ciclo. Desempenha função primordial na gliconeogênese, na transaminação, na desaminação e na lipogênese.
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Foi totalmente elucidado em 1937 por Hans Krebs, e constitui um das mais importantes realizações da química metabólica. O fígado, é o principal órgão envolvido em muitos processos, como a gliconeogênese, a transaminação, a desaminação e a lipogênese. Assim, estados patológicos como a hepatite aguda e a cirrose, que comprometem o funcionamento de grande número de células hepáticas, quando estas são danificadas ou substituídas por tecido conectivo, comprometem o funcionamento desta rota metabólica.
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
Poucas anormalidades genéticas relativas às enzimas do ciclo de Krebs têm sido relatadas no homem, desde que estas anomalias são, presumivelmente, incompatíveis com o desenvolvimento normal.
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO
VISÃO GERAL do metabolismo oxidativo dos combustíveis orgânicos. Grupos acetila derivados de carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos integram-se ao ciclo do ácido cítrico, onde são oxidados a CO2.
Aspectos Gerais
1 - Na rota circular, os grupos acetila são oxidados a partir de várias fontes, não somente a partir do piruvato. Como essa via é a principal responsável pela oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, o ciclo do ácido cítrico é, muitas vezes, considerado o centro do metabolismo celular.
Aspectos Gerais
2 – A reação resultante do ciclo do ácido cítrico é: