Ciclo do carbono e nitrogênio
O ciclo do carbono
Introdução: A natureza pode ser comparada a um grande laboratório, onde ocorrem, a cada instante, milhares de reações químicas. Em virtude dessas reações, os átomos estão em constante reorganização, formando diferentes substâncias e passando continuamente de um ambiente para outro. O contínuo rearranjo de átomos e a mudança incessante de ambiente constituem os ciclosnaturas dos elementos, que circulam entre a atmosfera, a biosfera, a litosfera e a hidrosfera. A manutenção da vida depende desses ciclos.
Um dos ciclos naturais é o do carbono. Na terra, a maior parte do carbono encontra-se no ar na forma de gás carbônico ou dissolvido no mar.
O carbono é imcorporado á matéria orgânica por meio da fotossíntese, que é realizada por seres produtores – como algas e plantas -, e podeocorrer tantoem ambientes aquáticos quanto em ambientes terrestres.
O carbono que as plantase as algas retiram do ambiente e incorporam ao seu organismo passa para os demais seres vivos por meio das cadeias alimentares.
Os átomos de carbono retornam dos organismos dos seres vivos para o ambiente por meio de respiração e da decomposição da matéria orgânica. Nessa transformação de decomposição, as ligações entre os átomos das cadeias cabõnicas se rompem e os átomos de carbono passam para os ambientes combinados com o oxigênio, na forma de CO².
Apesar de o gás caarbônico estar em pequena proporção na atmosfera terrestre, ele, juntamente com o gás metano, o oxído nitroso e outros gases, forma o grupo de gases causadores do efeito estufa.
Os gases causadores do efeito estuda refletem a radiação infravermelha emitida pela Terra aquecida pela radiação solar, diminuindo a perda de calor do planeta para o Universo, o que, consequentemente, mantém a temperatura na Terra mais elevada. O efeito estufa, portanto, ocorer de maneira natural e necessária para a manutenção da vida no planeta.
O ciclo do oxigênio
Combinado com outros elementos, o