ciclo de vida dos produtos
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
_________________________________________
Quando os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”. Este ciclo é evidenciado através de cinco estágios:
Desenvolvimento do produto: É quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes.
Introdução: Período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado.
Crescimento: Período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes. Maturidade: Período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.
Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair
Case Havaianas
Case ciclo de vida da Havaiana
FASES DO CICLO DE VIDA
Fase de Introdução:
Em 14 de junho de 1962 foi criada as sandálias Havaiana que foram inspiradas nas sandálias de dedo japonesa, mas versão nacional era diferente pois era feita de borracha,um produto natural e nacional, que garantia durabilidade e conforto. Fase de Crescimento:
O sucesso das sandálias foi uma ótima idéia que se espalhou rapidamente.
Alpargatas fabricava mais de mil pares por dia, o que levou ao aparecimento das imitações. A concorrência tentou imitá-las, mas as únicas que não deformavam, não têm cheiro e não soltavam as tiras. Aproximadamente durante trinta anos, as sandálias eram vendidas com mais freqüência em mercados de bairros que se restringiam a uma classe menos favorecida, conhecidamente “Havaianas é chinelo de pobre”.
Até 1993, havia