GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto EditoraLtda, 1999. Capítulo1, p.17-46.
772 palavras
4 páginas
GARCÍA, C.M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto EditoraLtda, 1999. Capítulo1, p.17-46.Palavras-chave: Formação de professores, formação e docentes.
O texto inicialmente traz algumas considerações sobre o conceito de “formação”, dentre elas as três tendências do conceito segundo Menze (1980), a associação do mesmo a uma atividade e a diferenciação da formação geral da especializada. Dessa forma, é destacado a importância de desenvolver uma teoria da formação e Menze, novamente é citado, com suas quatro diferentes teoria: Teoria da formação formal, Teoria da formação categorial, Teoria dialogística da formação e a Teoria da formação técnica.
Em seguida, o conceito em discussão é o de Formação de Professores citando vários autores como Gimeno, Rodrígues Diéguez, Ferry, entre outros. Ferry (1983) traz três dimensões a esse respeito, a formação dupla, a formação profissional e a formação de formadores e os autores Medina e Domínguez fala de uma formação de professores que potencialize os docentes que para desenvolva sua própria maneira de ensinar. Esses últimos autores destacam também a formação de professores como “uma potente matriz disciplinar”. Assim, de acordo com Schawab (1981) a estrutura de uma disciplina tem a ver fundamentalmente com a realização e desenvolvimento de duas estruturas (conceitual e sintático), desse modo autor analisa profundamente suas evoluções para metodologia e modelos consolidados.
García assinala ainda cinco indicadores que poderiam justificar a constituição do campo de formação de professores: objeto próprio, metodologia e modelos consolidados, uma comunidade de cientistas que define um código de comunicação próprio, integração dos protagonistas na pesquisa e a consideração da formação de professores como um elemento fundamental na qualidade da ação educativa, por parte dos administradores, políticos e pesquisadores.
O autor traz também a distinção feita por Sharoon Feiman (1983) dividindo em