ciclo de vida dos produtos
CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS
CURITIBA
2013
1. O Ciclo de Vida de um Produto
Quando os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”. Este ciclo é evidenciado através de cinco estágios:
1. Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes. Exemplo: New Home Credito Imobiliário encontra-se em fase de estudo de viabilização e formato de trabalho.
2. Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado. Exemplo: The Beauty Box reúne os itens globais que são unanimidade entre as mulheres quando se fala em cosméticos, esmaltes, maquiagem e perfumaria. Esta é a proposta da mais nova unidade de negócio do Grupo Boticário, que chegou ao mercado em novembro de 2012. São cerca de 7.000 produtos de 60 marcas, entre nacionais e internacionais, que podem ser encontrados nas belas lojas físicas ou pelo comércio online. Assim, The Beauty Box traz um novo universo de possibilidades para a beleza das consumidoras.
3. Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes. Exemplo: A Chocolates Brasil Cacau lançada em 2009, a Chocolates Brasil Cacau é uma rede de chocolaterias com DNA alicerçado na democracia por oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis. As lojas possuem layout jovem que explora a mistura do branco com cores cítricas, em especial o laranja, e traz ainda o aconchego do marrom para remeter ao universo delicioso do chocolate. Com crescimento