ciclo de vida das aeronaves
O CICLO DE VIDA DAS AERONAVES E O
GERENCIAMENTO AMBIEMTAL
ISRAEL PEREIRA RODRIGUES
JOSÉ LUÍS P. DA CUNHA
FLORIANÓPOLIS, 01 DE DEZEMBRO DE 2014
RESUMO.
O impacto causado pela aviação no meio ambiente é bastante amplo, em primeiro momento, logo pensamos no impacto poluente gerado pela combustão de combustíveis dos motores das aeronaves, mas esse só é o mais preocupante pelas autoridades aeronáuticas, existem inumeros elementos da aviação comercial que poluem o meio ambiente de forma catastrófica. Neste estudo, daremos enfoque na ciclo de vida das aeronaves, o que é feito com aviões que completaram todas as suas horas de voo e o gerenciamento das fuselagens abandonadas pela companhias em cemitério de aviões.
PALAVRAS-CHAVE: Impacto ambiental e cemitério de aviões, ciclo de vida das aeronaves, quanto tempo dura um avião comercial, aviões e poluição ambiental.
1.0 INTRODUÇÃO.
No início do desenvolvimento da aviação, as aeronaves nasciam com a iniciativa de inventores que superavam o desconhecido, a evolução da ciência e técnologia e a profissionalização das atividades aeronáuticas, transformaram o avião no meio de transporte mais seguro existente. A modernização dos produtos que compõem uma aeronave, são de suma importancia para que um avião se torne uma máquina segura e mais eficiênte, fazendo o transporte aéreo ter crescimentos recordes em um curto espaço de tempo, esse crescimento vem acompanhado de novas aeronaves no mundo da aviação civil. Assim como tudo que nesce e morre, um avião também passa seu ciclo de vida, sendo uma máquina muito cara, obviamente uma aeronave deve durar muito tempo para dar o melhor retorno financeiro possível ao seu operador, todavia, ao final de muitos anos, ou algumas décadas, o seu fim certamente chegará. Qual o destino de aeronaves que cumpriram seus numeros de voos? O que é feito com esses aviões fora de operação? Existem lugares