ciclo de cobre
Atividade laboratorial 1.2 – ciclo do cobre
Pesagem do Cobre 0,302
Sequência de Reações
Reação A: Cu (s) + 4HNO3 (aq) Cu(NO3)2 (aq) + 2H2O (l) + 2NO2 (g)
(Reação de Oxidação-Redução)
Na hotte juntou-se solução de ácido nítrico ao fio de cobre (oxidando-se), que fez com que a solução passa-se a verde e mais tarde a azul, devido ao cobre oxidado, libertando vapores castanhos. Adicionou-se água destilada.
Reação B: Cu(NO3)2 (aq) + 2NaOH (aq) Cu(OH)2 (s) + 2NaNO3 (aq)
(Reação de precipitação)
Adicionou-se a solução de hidróxido de sódio, agitando-se sempre com uma vareta, para provocar a precipitação do hidróxido de cobre (azul).
Reação C: Cu(OH)2 (s) por aquecimento CuO (s) + H2O (l)
(Reação de decomposição por calor)
Aqueceu-se a solução quase até à ebulição na placa de aquecimento a fim de acelerar o processo, agitando-se sempre, de forma a uniformizar o aquecimento. Quando aquecida a mistura torna-se mais escura, quase preta, com partículas em suspensão que depois de repousarem acabam por formar um precipitado (óxido de cobre II) no fundo do copo. Retirou-se a solução da placa quando a reação de decomposição em óxido de cobre estava completa e em seguida deixou-se repousar o precipitado, para facilitar a decantação, não o desperdiçando. Lavou-se o precipitado com água desionizada de modo a retirar vestígios NaNO3 e decantou-se novamente.
Reação D: CuO (s) + H2SO4 (aq) CuSo4 (aq) + H2O (l)
(Reação de Ácido-Base)
Adicionou-se solução de ácido sulfúrico até todo o sólido se dissolver. O ácido sulfúrico reage com o óxido de cobre, formando sulfato de cobre. A solução fica esverdeada e separam-se duas camadas destintas: uma verde e uma mais escura (óxido de cobre).
Após uma agitação dá-se o desaparecimento por completo da cor escura ficando toda a solução azul-esverdeada (sulfato de cobre).