Ciclo Celular Trabalho
É o conjunto de processos que se passam numa célula viva entre duas divisões celulares.
O Ciclo celular é definido como a sequência de acontecimentos que levam ao o crescimento e a divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. O ciclo celular consiste na Interfase e na Fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese).
Intérfase
A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e o momento em que ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa).
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda. Geralmente a célula encontra-se nesta fase maior parte da sua vida.
A interfase é o período que precede qualquer divisão celular, sendo de intensa atividade metabólica.Nesse período, há a preparação para a divisão celular, que envolve a duplicação da cromatina, material responsável pelo controle da atividade da célula. Todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia, .Em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo da célula se dividiu.
. A Interfase divide-se em 3 fases:
FaseG1
Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos celulares e, consequentemente, a célula cresce.
FaseS
É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossoma existe uma molécula de DNA)
A partir deste momento os cromossomas passam a possuir dois cromatídeos ligados por um centrómero.
FaseG2
Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).
*G0: caso não precise se dividir no momento ou seja um dos tipos celulares que consideramos que praticamente não se dividem mais, como os neurônios e células musculares esqueléticas, a célula entra em um estágio quiescente chamado G0 antes de finalizar G1. Se houver a necessidade de a célula