cicatrização
- No que diz respeito á localização das úlceras, a região sacral é a mais acometida , o segundo lugar é o calcâneo e o terceiro é a região trocantérica. Outros lugares com acontecimentos menos frequente inclui maléolos, escápula, região occipital que na maioria dos casos são em bebê na uti neonato.
-Inicialmente ocorre a privação circulatória nas camadas mais superficiais da pele e á medida que a isquemia se aproxima de proeminências ósseas, focos maiores de tecido são acometidos.
- Estágio I
Pele intacta com hiperemia de uma área localizada. A hiperemia não regride após alívio da pressão, há edema discreto. Neste tipo de úlcera observa-se a cicatrização espontânea se forem realizadas as ações preventivas tais como mudança de decúbito, posicionamento do paciente etc.
-Estágio II
Perda da integridade da epiderme, com comprometimento da derme. Úlcera superficial com leito vermelho pálida, sem esfacelo (tecido desvitalizado). Pode ainda apresentar-se como bolha intacta (exsudato seroso), ou aberta rompida.
Estágio III
Comprometimento até o tecido subcutâneo que fica visível, sem exposição óssea, tendão ou músculo. Pode haver esfacelo, incluindo descolamento da pele e tuneilização( formação de túneis relacionados com a profundidade).
Estágio IV
Comprometimento com perda total de tecido com exposição, de músculo ou tendão. Pode haver esfacelo, ou escara(tecido morto de cor preta com textura seca semelhante a couro). Este tipo de ferida