cia milharal
1.1 Conceitos e características da contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.
A contabilidade gerencial funciona como uma ferramenta que auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento de lucratividade, planejamento estratégico. Também fornece informações úteis a investidores, órgãos governamentais, credores, dentre outros. O contador que exerce a função gerencial, deve ser altamente qualificado, para que apresente informações claras e objetivas, pois este será o responsável por importantes tomada de decisões dentro da empresa.
1.2 A evolução da contabilidade gerencial
Com o advento das grandes companhias de produção industrial, no final do século XIX, tornaram-se necessárias novas técnicas de controle e custeio dos produtos. Nascendo assim uma das primeiras contribuições à contabilidade gerencial, com a apresentação de algumas formas utilizadas para calcular o custo de produção real, incluindo custos indiretos e alocação de despesas indiretas. Trabalhos sobre custos de fabricação evidenciaram a preocupação primeira nos estudos no início do século XX. Com o crescimento das empresas, mais era exigido da contabilidade como fonte de informações e controle dos resultados da gestão. Para Johnson e Kaplan (1987), um dos principais