Cia Leco
1.1 - Objetivo
O objetivo desta atividade é constatar que através da demonstração financeira de uma empresa, dado que as empresas de capital aberto devem disponibilizar ao público, se possa fazer a
Análise Financeira de Balanços da mesma e assim obter informações que permitam concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente, se irá falir ou se continuará operando.
Para tanto, calcular-se-á: índices de estrutura de capital, rentabilidade, liquidez, além do conhecido EVA, índices de prazos médios e solvência da empresa.
Também se tem como objetivo neste trabalho a comparação da situação da companhia com as diversas outra companhias do mesmo setor, para podermos ver a sua participação no setor em que se encontra, não deixando de ser mais uma ferramenta para estudo.
Assim, as análises destes demonstrativos são fundamentais para quem pretende relacionar-se com a empresa, que em geral são: fornecedores, clientes, sociedades de créditos, acionistas, concorrentes, dirigentes, governo entre outros.
1.2 - Justificativa
A empresa escolhida para a atividade foi a CIA LECO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, por se tratar de uma empresa do segmento alimentício que se destaca pela qualidade dos seus serviços e produtos, não deixando de desenvolver e atualizar-se constantemente mesmo já tendo uma boa parcela do mercado e fazendo parte de um grande grupo como o GRUPO VIGOR.
2 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1 - Demonstrações Financeiras
As demonstrações financeiras mostram principalmente a movimentação do capital dentro da empresa, levando em consideração os setores em que houve entrada capital, assim como o destino deste. A Lei no 6404 das Sociedades por Ações (S.A.) determina como é a estrutura básica das demonstrações financeiras. Essa lei trouxe grandes aperfeiçoamentos contábeis nas práticas até então vigentes e