Ci Ncias Pol Tico X Opini O Pol Tica
Alguns de nós têm opiniões pré concebidas sobre o conceito política, mas como nossas opiniões estão deturpadas sobre isso, acabamos vendo apenas a ponta do iceberg, apenas a superfície do problema. Não vemos a verdadeira política e infelizmente só a politicagem de pessoas sem nem um tipo de escrúpulos.
Hoje, quando vemos e escutamos pessoas que vem a nós dizendo que vão fazer a diferença, dentro deste mundo de politicagem, não vemos ninguém falar sobre a verdadeira política acabamos não acreditando, talvez elas possam ter boas intenções, mas isso não é tudo.
Quando passamos a estudar o verdadeiro significado de Ciências Políticas, vemos o quanto são simples nossas opiniões, mas não tem base real e coerente. Deveríamos observar antes de dar opiniões totalmente formadas dos acontecimentos.
Na Grécia a vida política tinha sua principal característica na realização das assembléias onde o povo podia participar, mas sem força de opinião.
Platão tinha suas idéias voltadas, não apenas no âmbito político, mas no amor, conhecimento político, no homem e sua alma. Embora entendesse que conhecimento técnico era necessário, ele escreveu: Os males não cessarão para o ser humano antes que a raça dos puros e autênticos filósofos cheguem ao poder político ou antes que os chefes das cidades por uma divina graça ponham-se a filosofar verdadeiramente.
Aristóteles passou a ser mais realista com o sistema governamental, constituição, tirania, democracia isto indo totalmente contra o que seu mestre pensava e defendia.
A ideia de uma classe dominante, isso era claro em sua mente, ele olhava o lado econômico. Enquanto um pensava que propriedade deveria ser algo comum o outro via que o dinheiro só servia de moeda de troca, Aristóteles escreveu:
É claramente melhor que a propriedade seja privada, mas o uso dela em comum deve ser incentivado pelo legislador.
Maquiavel via de outra maneira, defendia que a centralização do poder era político, mas não