Ci Ncia Tica E Neutralidade Cient Fica
Ciência, Ética e neutralidade científica
.
Daniele Campos RA: 11022510 Prof. Luis Alberto Peluso
2014
A ciência (isto é, o cientista) é responsável pelo uso que a sociedade faz da ciência; o cientista é responsável pelas consequências sociais da ciência (Marcuse, 2010). A ciência é considerada a dona da verdade assim sendo é possível afirmar que a objetividade, o pragmatismo e a experimentação são características científicas que passaram a fazer parte do cotidiano e se tornaram sinônimos de credibilidade e verdade absoluta. Ao mesmo tempo o surgimento da ideia de “fazer científico”, difundiuse com a ideia de que a Ciência é algo neutro e de uma sapiência justa e honesta.
A função da ciência deveria ser uma ciência que considere os aspectos ambientais, que valorize comportamentos, cultura e a dignidade da pessoa humana em suas dimensões afetivas e racionais ,ou seja uma ciência que considere os contextos sociais em que opera , a pergunta que se levanta , então é : Será que a ciência possui essa neutralidade necesaria para agir prol progresso cientifico e humano sem sofrer interesses individuais e corporativas?
“A ciência procede de acordo com seus próprios métodos de descoberta, experimentação e verificação, e de acordo com a lógica de seu próprio desenvolvimento conceitual, sem levar em conta o uso social e as consequências de suas descobertas.” (Marcuse, 2010) Ao considerar que a ciência é feita pelo homem e que o homem atua na Ciencia com certa limitaçao dos valores eticos onde “O ser humano ilustrado avalia suas condutas conforme referenciais valorativos racionais. Esses referenciais determinam limites para agir do qual resulta a Ciência. Donde se segue a relação de limitação entre Ética e Ciência. “