Ci Ncia Pol
1. Conceito de Sociedade
O vocábulo SOCIEDADE tem sido empregado como a palavra mais genérica que existe para referir TODO O COMPLEXO DE RELAÇÕES DO HOMEM COM SEUS
SEMELHANTES.
O MECANICISMO e o ORGANICISMO são as duas formulações históricas mais importantes sobre os fundamentos da sociedade.
TOENNIES (MECANICISTA):
A SOCIEDADE: é o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam, mediante o vínculo associativo, um interesse comum impossível de obter-se pelos esforços isolados dos indivíduos.
DEL VECCHIO (ORGANICISTA):
A SOCIEDADE: é o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente em ordem a formar uma entidade nova e superior. Del Vecchio conceitua: “Reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada, concorrem para manter a vida do todo. Segundo eles o homem nunca nasceu na liberdade. Precisa da família, sociedade paterna para protegê-lo desde o seu nascimento. Poe isso a dependência a autoridade, hierarquia, desamparo, debilidade já em núcleo familiar os primeiros que envolvem a criatura humana e dos quais jamais logrará desatar-se inteiramente. Fazem os organicistas apologia a autoridade.
Os indivíduos passam a sociedade fica.
2. A interpretação organicista da Sociedade
Os organicistas procedem da filosofia grega (ARISTÓTELES, PLATÃO).
A doutrina aristotélica assinala o caráter social do homem.
HOMEM como SER POLÍTICO. Não pode viver fora da sociedade.
Para viver à margem da sociabilidade precisaria o homem ser um Deus ou um bruto, algo mais ou algo menos do que um homem.
O instinto de preservação da espécie faz que o homem seja eminentemente social. GROTIUS (que não foi organicista) - acompanhou o pensamento de Aristóteles e falou de um APPETITUS SOCIETATIS (apetite social), como vocação inata do homem para a vida social.
COMO SE DEFINE SE UMA POSIÇÃO É ORGANICISTA OU
MECANICISTA?
Esta posição só se define quando o pensador inquire da