Ci Ncia Pol Tica
O texto busca propor uma reconstrução da Teoria Política das últimas décadas com base na hipótese de uma reconfiguração fundamental dos pressupostos a partir dos quais ela era elaborada.
Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.
As repetitivas reavaliações e reconsiderações do que herdamos dos autores que nos antecederam são exploradas, e não podia ser de outra forma, sob a perspectiva de nossos problemas e circunstâncias.
A "maioridade" intelectual das ciências sociais em geral, e da Ciência Política em particular, foi sendo conquistada aos poucos no interior dessas agências, à medida que ampliava e se profissionalizava cada vez mais a comunidade de cientistas sociais. Mas, é só a partir de meados dos anos 70 que se configura plenamente o reconhecimento das ciências humanas nos organismos financiadores da ciência brasileira.
A análise comparativa do desenvolvimento da Ciência Política permite constatar que as décadas de 60 e 70 foram extremamente favoráveis ao florescimento dessa disciplina tanto na América Latina quanto em alguns países europeus carentes de institucionalização científica na área.
A decolagem do processo de institucionalização da Ciência Política no país nos anos 60 está vinculada à constituição de um sistema de pós-graduação na Universidade brasileira, por um lado, e à montagem de agências de que estimulava o desenvolvimento vinculado a um sistema nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, crescentemente vinculado às políticas de planejamento e desenvolvimento econômico, por outro.