Ci 555
Disciplina: Sistemas de Telecomunicações
4º período Professor: Maurício
AULA 02 – Telefonia Fixa
Introdução
Com o aparecimento dos sistemas de comunicação móvel como a telefonia celular, o termo telefonia fixa passou a ser utilizado para caracterizar os sistemas telefônicos tradicionais que não apresentam mobilidade para seus terminais.
Figura 1 – Estrutura do sistema de telefonia fixa
Um sistema de telefonia fixa é constituído basicamente dos seguintes elementos: Terminal telefônico
O terminal telefônico é o aparelho utilizado pelo assinante. No lado do assinante pode existir desde um único terminal a um sistema telefônico privado
(por exemplo, PABX) para atender a uma empresa ou um call center.
Um terminal é geralmente associado a um assinante do sistema telefônico, existindo também os Terminais de Uso Público (TUP’s) conhecidos popularmente como “orelhões”.
Rede de acesso
A rede de acesso é responsável pela conexão entre os assinantes e as centrais de um sistema telefônico convencional. Trata-se do conjunto de cabos de assinantes e cabos troncos que atendem uma determinada localidade, associado a dutos, ferragens, postes, etc.
Ref: S. de Alencar; Wirth; Teleco; Dodd; P Bernal; A Pallares; Colcher, Soares e Lemos
1
UniFOA - Curso Seqüencial de Redes de Computadores
Disciplina: Sistemas de Telecomunicações
4º período Professor: Maurício
AULA 02 – Telefonia Fixa
Central Telefônica
Representa o subsistema mais importante da rede de telefonia e tem como funções principais a gerência, distribuição, concentração, interligação e tarifação das chamadas produzidas pelos assinantes.
A finalidade básica de uma central telefônica é fazer a comutação, ou seja, a interconexão ou chaveamento de um assinante com outro. Em uma central analógica, por exemplo, este processo é realizado através de diversos estágios de seletores rotativos eletromecânicos. No caso de uma central digital,