chuvas ácidas
CHUVAS ÁCIDAS
Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluição atmosférica
A chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas a denominação de chuva ácida é utilizada para chuvas com um pH inferior a 4,5, já que em geral uma chuva normal possui pH próximo a 5,4
Esta acidez da chuva é causada pela mistura de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.
Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor dágua e outros componentes da atmosfera.
Nesse processo , os gases poluentes se transformam em ácidos, que caem sobre a terra misturados com as gotas de tempestade, neblina ou nevoeiro.
O QUE PROVOCA AS CHUVAS ÁCIDAS?
Emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
A ação humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenómeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.
Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilómetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde se precipitam.
A chuva ácida industrial é um problema substancial na China, na
Europa Ocidental, na Rússia e em áreas sob a influênci a de correntes de ar provenientes desses países.
Mas nem sempre as áreas onde são libertados os poluentes, como as áreas industriais, sofrem as consequências dessas chuvas, justamente porque a constante movimentação das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes.
No Brasil, a chuva ácida é mais comum nos