Chuva ácida
1) Objetivos
Informar sobre a formação da chuva ácida. Como ocorre a acidez da água dessa chuva. E informar como os óxidos de enxofre e nitrogênio contribuem para formação da chuva ácida.
2) Introdução teórica
A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, gera principalmente, o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NO, NO2 e N2O5, denominados de NOx), que são duas das principais substâncias para a formação da chuva ácida. Essas substâncias são produzidas e levadas a atmosfera, pela ação do homem, como por exemplo, através de processos industriais, automóveis, centrais termoelétricas, entre outros, também é provado por processos biológicos, como, nas emissões dos vulcões. Esses óxidos de enxofre e nitrogênio misturados à água que esta presente no ar, hidrolisam formando ácidos que caem sobre a Terra juntamente com a chuva. [1]. Os poluentes mais sérios na chuva ácida são os ácidos fortes, ou seja, aqueles que são capazes de se dissociar em íons em soluções aquosas, entretanto quando mais de 50% está dissociado. Na chuva ácida, os óxidos de enxofre e de nitrogênio, liberam ácidos fortíssimos. O enxofre é uma impureza frequente nos combustíveis fósseis e que ao serem queimados, apresentam as seguintes reações:
S + O2 → SO2
2 SO2 + O2 → 2 SO3
Os óxidos ácidos formados reagem com a água para formar ácido sulfúrico, de acordo com a seguinte equação:
SO3 + H2O → H2SO4
Podendo também ocorrer à reação formando ácido sulforoso:
SO2 + H2O → H2SO3
Muitos efeitos ambientais que são atribuídos ao SO2, na realidade são de responsabilidade do H2SO4. A presença do dióxido de enxofre na atmosférica e o ácido sulfúrico por ele produzido resultam no fenômeno chamado chuva ácida que causa prejuízos, devido à corrosão por meio da poluição causada pelo dióxido de enxofre. [2] O nitrogênio também forma ácidos fortes, como seu gás e abundante na atmosfera