Resenha gattaca
a) O personagem principal deste filme (Vincent) é classificado como “inválido”. Por que lhe é dada essa classificação?
Vincent nasce na condição de "inválido", considerado pela sociedade como um portador crônico de doenças. Um fraco destinado à derrota. Ele é considerado “inválido”, pois é concebido de forma natural, "fruto do amor" embora a forma habitual na época fosse a concepção artificial onde a melhor combinação de genes possível era selecionada a partir dos códigos genéticos dos pais. Desta forma, procura-se um aperfeiçoamento da espécie, sem doenças e imperfeições possíveis e aumentando a esperança média de vida.
b) Como é feito o “planejamento familiar” segundo a ideia deste filme?
Desde que Vincent nasceu, os pais já sofriam e percebem as dificuldades para criar um filho “inválido” sem apoio algum e sozinhos, eles acabam por ter poucas esperanças naquele filho, então decidem ter um segundo filho pela forma tradicional daquela época que é considerado valido, nasce Anton que desde pequeno tinha aceitação pela sociedade, diferente do seu irmão. Segundo o filme, pode se perceber que mostra uma faceta da sociedade moderna, onde filhos considerados não aceitos pela sociedade, devido vários fatores, não tem apoio da família e não depositam esperanças no seu próprio filho, às vezes até os excluindo, como no caso do filme onde o personagem sozinho conseguiu (ser piloto na empresa espacial Gattaca) o que as vezes os considerados “válidos” não conseguem.
C) Qual a sua opinião a respeito? (é válido? Possível? Viável?).
Bom, não é válido, pois de uma forma ou outra isso poderia se transformar em um fator de preconceito onde a raça criada e considerada “válida” iria se considerar superiores a outras formas de reprodução, por teoricamente possuir melhores genes. Acho não ser possível, em um mundo de bilhões de pessoas seria quase nula a chance de isso acontecer de uma forma satisfatória e sem erros, e poderia resultar em revoltas, só