Chuva Ácida
William Melo. Biologia
R: 1 Por que ao interagir com o CO2 presente na atmosfera, há a formação de ácido carbônico fazendo com que o PH da água caia para 5,7 e a água é considerada ácida quando seu PH está abaixo de 7.
R: 2 Os gases poluentes que se acumulam na atmosfera podem originar neblina, nuvens de fumaça, além da neve ácida como a chuva. Esse fenômeno é altamente prejudicial para a saúde do homem, pois pode causar sérias doenças pulmonares além de ser também prejudicial à natureza quando polui rios, fontes de água e o lençol freático. A chuva ácida pode afetar gravemente o andamento de um ecossistema como, por exemplo, os ecossistemas aquáticos quando a água dos rios é contaminada. Lavouras inteiras podem se perder por conta de sua alta acidez e o solo pode tornar-se improdutivo.
R: 3 A interação entre água da chuva e o dioxido de carbono ( CO² ) presente na atmosfera torna a chuva naturalmente ácida, com pH de aproximadamente 5,7. Isto ocorre pela reação do CO² com H²O que resulta na formação do ácido carbônico ( H²CO³ ) que por sua vez dissocia parcialmente produzindo íons de hidrogênio ( H+ ) e bicarbonato ( HCO³ ) Assim o gases ácidos quando injetados na atmosfera reagem quimicamente com aerossóis resultando na formação de ácidos que dissociam na água da chuva e formam íons ( Ácido Sulfúrico ), e o ( Ácido Nítrico ).
R: 4 Fontes fixas - As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também se destacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás, bem como os incineradores de resíduos, com elevado potencial poluidor. Existem ainda as fontes fixas naturais, como maresia e vulcanismo, que também podem influenciar a composição do ar. Fontes móveis - Os veículos automotores, juntamente com os trens, aviões e embarcações marítimas são as chamadas fontes móveis de poluentes atmosféricos. Os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes