chuva acida
INTRODUÇAO
Neste trabalho serão apresentados os impactos ambientais causados pelo transporte e a poluição atmosférica.
A chuva ácida, ação do ozônio no planeta, o tão polêmicoefeito estufa, a poluição do ar e a saúde, a influência da poluição no nascimento de crianças e o meio ambiente.
A atmosfera do planeta é uma exceção na medida em que é dos raros recursos naturaisque é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos.
Tendo em conta que os problemas que advêm da atmosfera representam perigo para os organismostêm-se vindo a desenvolver estudos sobre o efeito estufa e a consequente destruição da camada de ozônio, para além de provocar as chuvas ácidas, fenômenos estes que contribuem grandemente para apoluição atmosférica. A poluição do ar é a principal responsável pelo efeito estufa e está por detrás de inúmeros problemas ambientais Este tipo de coisas não pode ser descurado, pelo que devemser tomadas as devidas medidas para evitar tal.
CHUVA ÁCIDA
A verdade é que a chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Com um pH emtorno de 5,4, a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza. Isso porque, a acidez é baixa. (A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro. Acima disso,é básico e abaixo é ácido. Quanto mais baixo, mais ácido.) O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono naatmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muitogrande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico