CHumbo contaminante
Centro de Ciências Naturais e Exatas – Departamento de Química
CHUMBO COMO AGENTE DE CONTAMINAÇÃO
Santa Maria (RS), 2014
Chumbo contaminante
O chumbo – Pb é um metal tóxico que pode provocar danos sérios à saúde. Nos presentes momentos, o seus compostos têm vasto uso industrial, tais como em baterias, tintas, cerâmicas e munições, cosmético como o pó de Galena – tinta cinza de composição de sulfeto de chumbo e a Cerusa – espécie de maquiagem para clarear a face e até mesmo alimentício, em leites e arroz, por exemplo.
Com o processo de industrialização, a intoxicação por tal elemento tornou-se comum entre trabalhadores dos séculos XIX e XX. O primeiro caso concreto vem da Austrália, em 1892, ocorrendo com crianças expostas a um pigmento contendo chumbo. A morte de alguns pintores também tem sido investigadas, Francisco de Goya (séc. XVIII), Mariano Fortuny e Vicent Van Gogh (séc. XIX), além do brasileiro Cândido Portinari (séc. XX), que usualmente limpavam os pincéis na boca podem ter sido envenenados pelo elemento a qual fazia parte dos corantes utilizados por eles.
A contaminação se dá por resíduos nas áreas industriais ou de mineração, geralmente acarretando intoxicação nos moradores próximos e deixando também os locais com detritos, causando periculosidade. Também há riscos dessas fontes estarem dispersas no ambiente, mesmo que o envenenamento seja menor.
As fontes dispersas no ambiente são variadas. O chumbo adicionado à gasolina usado como antidetonante foi uma das principais causas de contaminação humana e ambiental – século XX, sendo repudiado da maioria dos países industrializados. Após isso, o problema diminuiu consideravelmente, mas mesmo assim, apresenta ainda preponderância significativa.
Intoxicações agudas e crônicas
De modo geral, a absorção de chumbo ocorre através do estômago, intestino e sistema respiratório. Tendo como exemplo a ingestão de íons do