Choques elétricos
Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica.
As manifestações relativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte.
2. Tipos de choques elétricos
Até chegar de fato a morte existem estágios e outras consequências que veremos adiante. Os tipos mais prováveis de choque elétrico são aqueles que a corrente elétrica circula da palma de uma das mãos à palma da outra mão, ou da palma da mão até a planta do pé.
Existem 3 categorias de choque elétrico: 3. Choque produzido por contato com circuito energizado
Aqui o choque surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação, o choque dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. As consequências podem ser pequenas tais como contrações ou até lesões irreparáveis.
4. Choque produzido por contato com corpo eletrizado
Neste caso analisaremos o choque produzido por eletricidade estática à duração desse tipo de choque é muito pequena, o suficiente para descarregar a carga da eletricidade contida no elemento energizado. Na maioria das vezes este tipo de choque elétrico não provoca efeitos danosos ao corpo, devido à curtíssima duração. 4.1Como surge à energia estática?
Para começar, dê uma olhada ao seu redor. Tudo o que você vê ― e até aquilo que não consegue enxergar, como o ar é composto por átomos. Nós, seres humanos, também não escapamos disso, somos um amontoado de átomos. E, grosso modo, podemos dizer que os átomos são formados por três partículas com cargas elétricas diferentes:
-prótons, que possuem carga positiva;
-elétrons, com carga negativa;
-nêutrons, que não possuem carga;
Prótons e nêutrons se concentram no núcleo do átomo e, normalmente, não saem de lá. Já os