Choque
1
Hypovolemic shock: parameters for emergency care by nurses¹
El shock hipovolémico: parámetros para la atención de emergencia por las enfermeras¹
Vieira Janaina Marques, Ribeiro Lillian Macedo, Pereira Talita Dias 2, Brasileiro Marislei
Espíndula3. Choque hipovolêmico: parâmetros para atendimento emergencial por parte do enfermeiro Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e
Nutrição
[serial
on-line]
2010
jan-jul
1(1)
1-16.
Available
from:
.
Resumo:
Objetivo: estabelecer parâmetros para o atendimento emergencial ao paciente em choque hipovolêmico. Identificar precocemente o paciente em choque.
Materiais e Método: estudo do tipo bibliográfica, descritivo-exploratório com análise integrativa, sistematizada e qualitativa da literatura disponível em bibliotecas convencionais e virtuais. Resultados: Choque hipovolêmico é uma condição onde o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido ao volume sanguineo inadequado. Foi possível identificar que o conhecimento da
fisiopatologia
e
dos
efeitos
hemodinâmicos
e
farmacológicos das diversas soluções de reposição volêmica, assim como suas indicações e contra-indicações deve ser de domínio de todos aqueles que lidam com pacientes graves.Conclusão: O diagnóstico precoce, a ressuscitação volêmica, bem como a atenção rigorosa são muito mais significativos que o tipo de fluido utilizado na recuperação do paciente.
Devemos lembrar que a meta da utilização de líquidos no choque hipovolêmico é restaurar a volemia e otimizar com isso a oferta de oxigênio para os tecidos.
11 Artigo apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Emergência e Urgência do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição/Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
22 Enfermeiras, Pós-Graduandas do Curso de Especialização em Emergência e Urgência