Socialização corporativa
• Cultura Organizacional:
– Sistema de crenças e valores, tradições e hábitos,que se traduzem em uma forma aceita e relativamente estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização.
(FREITAS, 1991)
– Conjunto de hábitos e crenças estabelecidas através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização
(CHIAVENATO,1999)
Socialização Corporativa
• Socialização:
– Processo contínuo no qual o indivíduo ao longo da vida aprende, identifica hábitos e valores característicos que o ajudam no desenvolvimento de sua personalidade e na integração de seu grupo, tornando-o sociável, hábitos estes que não são inatos.
(LEVY JR,1973)
Socialização Corporativa
• Socialização Organizacional:
– Socialização organizacional é o processo pelo qual o indivíduo aprende valores, normas de comportamentos esperados, que lhe permitem participar como membro de uma organização.
VAN MAANEN (1996)
– Socialização organizacional implica também na renúncia de certas atitudes, valores e comportamentos.
(DURKHEIN,1987)
Socialização Corporativa
• ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO SEGUNDO VAN MAANEM (1989)
– Formal ou Informal
– Individual ou coletiva
– Sequenciais ou não sequenciais – Fixas e Variável – Competição ou por Concurso – Em série e isoladas – Por investidura e despojamento
Cultura Organizacional
O processo de socialização acontece já no recrutamento e seleção. Fatores considerados na seleção: experiências passadas e atuais, valores e princípios. Acredita que quanto mais o funcionário se identifica com a missão e cultura organizacional, mais rápido a socialização acontece, caso contrário, não há socialização eficaz. Para traçar se o perfil do candidato está relacionado aos valores da organização, são executadas perguntas de competência em relação aos valores chaves para instituição.
A empresa repassa a cultura da organização através de aspectos