Choque Eletrico
CAMPUS – ZONA NORTE
CHOQUE
ELÉTRICO
Aluno: José Antônio Lima de Freitas
Disciplina:
Professor:
Natal - 2013
Choque Elétrico
Choque elétrico é a perturbação, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal quando este é percorrido por uma corrente elétrica. Dependendo da intensidade e do tempo do choque elétrico, a corrente elétrica provoca maiores danos e efeitos fisiopatológicos no homem.
Outros fatores importantes no choque elétrico são: a superfície do corpo humano em contato com as partes sob tensão e o percurso da corrente elétrica no corpo humano.
Tipos de Choque Elétrico
Contato direto: quando o indivíduo toca diretamente a parte viva de uma instalação elétrica. Isso pode ocorrer quando uma pessoa toca inadvertidamente os condutores energizados ou alguma parte do circuito de um equipamento energizado, ou devido a uma fissura do material isolante do fio.
Contato indireto: são os contatos de pessoas ou animais com massas (carcaças de equipamentos) que ficaram sob tensão devido a uma falha de isolamento (defeito).
Os contatos diretos, que a cada ano causam milhares de acidentes graves (muitos até fatais), são provocados geralmente por falha de isolamento, por ruptura ou remoção indevida de partes isolantes ou por imprudência de uma pessoa com relação a uma parte viva (energizada). Terminais de equipamentos não isolados, condutores e cabos com isolação danificada ou deteriorada e equipamentos de utilização velhos são as “fontes” mais comuns de choques por contatos diretos.
Os contatos indiretos, por sua vez, são particularmente perigosos, pois quando o usuário encosta a mão numa massa (por exemplo, na carcaça de um equipamento de utilização), ele não suspeita de uma eventual energização acidental, provocada por falta ou por defeito interno no equipamento.
Efeitos Fisiológicos do Choque Elétrico