quaquer coisa
Fazendo o processo de dessalinização:
Por meios diferentes podemos conseguir água potável extraída do mar.
Por osmose Inversa: Quando há pressão sobre a solução, a água e o sal são separados.
Por dessalinização térmica: Quando a água salgada é evaporada artificialmente e depois condensada. Esse processo separa a água e o sal, pois este não é carregado no processo de evaporação. Isto ocorre na natureza, pois sempre que a água do mar evapora, os sais permanecem e a água das nuvens não é salgada.
Por congelamento: Outro processo envolve o congelamento da água, pois somente a água pode ser congelada (os sais não congelam junto). Esse processo nunca foi testado em larga escala por aparentemente não ser viável. O que se pode fazer é descongelar a água que já está congelada nas calotas polares. e, Por destilação simples: a água salgada é aquecida até o seu ponto de ebulição(100ºC),quando de transforma em vapor de água,depois passa por um condensador onde condensa,formando-se assim água "doce".
Osmose inversa
A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Isso ocorre quando se aplica uma grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose. Por essa razão o processo é denominado osmose reversa.
Na osmose inversa, as membranas retêm partículas cujo diâmetro varia entre 1 e 10 Å(2). As partículas retidas são solutos de baixa massa molecular como sais ou moléculas orgânicas simples.
A pressão osmótica das soluções é proporcional a concentração de soluto. Para que a produção de permeado seja razoável, a diferença de pressão hidrostática através da membrana tem que ser elevada, para água, varia entre 3 e 100 atm(2).
Os usos da osmose reversa são diversos, sempre relacionados à separação de iões.