Choque Eletrico
1 INTRODUÇÃO
Durante vários anos, vemos em diversos meios de comunicação que o choque elétrico é uma das principais causas de acidentes graves e até mesmo mortes. Isto ocorre porque as instalações são feitas, na maioria das vezes, por profissionais sem preparo e/ou desobediencia às normas técnicas estabelecidas, gerando com isso situações de extrema gravidade para a segurança de animais e das pessoas em suas residências e até mesmo profissionais que tem contato com as instalações elétricas.
De forma simples, pode ser informado que choque elétrico é o efeito patofisiológico que resulta da passagem de uma corrente elétrica, através do corpo humano, provocando efeitos de gravidades variáveis, podendo chegar a ser fatais.
2 OBJETIVO
Através deste trabalho acadêmico pretende-se verificar o que existe hoje no mercado disponível para a realização de instalações elétricas visando a prevenção de acidentes de origem elétrica; e os mecanismos de proteção contra a incidência de choques eletricos, tais como a utilização dos dispositivos de proteção à corrente diferencial-residual e do aterramento, dando ênfase neste último e demosntrando o seu sistema e os seus esquemas. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica e pesquisa a respeito do assunto.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 CHOQUE ELÉTRICO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Segundo Niskier e Macintyre (2008, p.133):
O contato entre o condutor vivo e a massa de um elemento metálico, a corrente de fuga normal, ou ainda uma deficiência ou falta de isolamento em um condutor ou equipamento (máquina de lavar roupa, geladeira, chuveiro, etc.), podem representar risco. Uma pessoa que neles venha a tocar recebe uma descarga de corrente, em virtude da diferença de potencial entre a fase energizada e a terra. A corrente atravessa o corpo humano no sentido da terra. O choque elétrico e seus efeitos serão