Mitos
Uma exclusividade humana
O que difere o homem dos animais é o pensamento, mas o que difere os homens uns dos outros é a qualidade desse pensamento. Hoje a qualidade humana mais desejada dos profissionais é ter a capacidade de pensar adequadamente.
O pensamento controla e regula o comportamento humano, e como seres pensantes tentamos compreender os acontecimentos atuais que nos cercam. Para compreender esses acontecimentos o homem constrói mitos, que o faz pensar e refletir sobre a sua origem e os remetem ao caminho para chegar a uma possível verdade.
Conceito de mito:
O homem gosta de mitos porque com eles pode encaminhar melhor as soluções para sua realidade.
E da mesma maneira que construímos os mitos, fabricamos os paradigmas, que é a maneira como vemos o mundo, em interpretação e compreensão. O paradigma pode ser confundido com princípios de vida. Princípios são as leis que regem a nossa vida, o paradigma é como vemos e lidamos com esses princípios.
Nossas atitudes, palavras e comportamentos só poderão ser alterados quando mudarmos nossos paradigmas. Muitos profissionais se deixam levar por modelos de gestão engessados em paradigmas do passado, do tipo: "O meu avô fazia assim quando inaugurou a nossa empresa, meu pai também fazia assim e eu continuo fazendo, mesmo sem saber por que faço, mas tenho medo de mudar e dar errado!”.
É preciso buscar respostas “nunca testadas antes”, derivadas de novos paradigmas, que permitem enxergar além. "Quebrar paradigmas" tornou-se uma exigência no mundo dos negócios. Os profissionais, principalmente os gestores empresariais, precisam rever suas coordenadas de pensar, decidir e agir.
Segundo o dicionário o mito é uma narrativa popular ou literária, que coloca em cena seres sobre-humanos e ações imaginárias, para as quais se faz a transposição de acontecimentos históricos, reais ou fantasiosos (desejados), ou nas quais se projetam determinados complexos