Choque das civilizações-questionário
R: Existe sim, à possibilidade de coexistência pacífica, os Estados mesmo com ideologias opostas aceitariam não entrar em conflito, compreendendo a existência fundamental de cada um deles. Porém quando a questão é poder e dinheiro , isso é deixado de lado e os países menos desenvolvidos é que sofreriam as consequências no caso de uma "3° Guerra Mundial".
2)Qual o papel da globalização econômica e do desenvolvimento tecnológico nesse contexto? Impedem ou fomentam o conflito?
R: A globalização econômica e o desenvolvimento tecnológico nesse contexto, fomentam o conflito, já que os Estados mais desenvolvidos tanto em economia , quanto em tecnologia, usariam das mais avançadas "armas" para vencer seu "inimigo" fazendo assim com que os países mais atrasados sofressem uma consequência posterior a essa guerra. Supostamente quem tem mais capital e desenvolvimento tecnológico teria mais chances de vencer esse conflito.
3)Os mecanismos e organizações internacionais estão aptos a lidar com os conflitos de um mundo multipolar?
R: Não, pois os mecanismos e organizações internacionais deveriam ser mediadoras entre os países que estão em conflito, e não apenas visar seus interesses e escolher de que lado ficar. Estas organizações deveriam ter representantes de todos os Estados sem exceções e buscar a paz mundial.
4)Até que ponto a opção pelo conflito, sob pretexto de manter a liberdade e democracia em outros países, pode ser justificada?
R: Pode ser justificada por exemplo pelo fato de uma riqueza dos oceanos , não pertencer a um só país , e sim à uma nação é a liberdade dos mares, um direito de todos. Mas na verdade é uma forma dos países "poderosos" assegurar seus interesses, trata-se apenas de uma justificativa cabível ao mundo.
5)O texto foi escrito em 1996. Tendo em vista fatos e circunstâncias supervenientes tais como a emergência do Brasil na cena político- econômica