O choque de civilizações - resumo
Do I ao V semestre
Texto: Samuel Huntington, O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996, pp. 396-405. (O Texto será enviado para os representantes de sala).
Atividade: Responder ao questionário formulado.
Discussão em grupo de no máximo 10 (dez) alunos, relatório e envio individual, por intermédio do sistema da UNIP - Faça login no site http://trabalhosacademicos.unip.br/entrega para o envio do trabalho.
A partir do texto mencionado e das discussões realizadas, responda: 1) Há possibilidade de coexistência de civilizações ou o confronto imaginado é inevitável? 2) Qual o papel da globalização econômica e do desenvolvimento tecnológico nesse contexto? Impedem ou fomentam o conflito? 3) Os mecanismos e organizações internacionais estão aptos a lidar com os conflitos de um mundo multipolar? 4) Até que ponto a opção pelo conflito, sob pretexto de manter a liberdade e democracia em outros países, pode ser justificada? 5) O texto foi escrito em 1996. Tendo em vista fatos e circunstâncias supervenientes tais como a emergência do Brasil na cena político-econômica mundial, o combate ao terrorismo, a crise econômica dos países ricos e ascensão dos chamados BRICS, entre outros, é possível vislumbrar outro desenho na perspectiva traçada pelo autor?
1) Talvez esse confronto seja inevitável mais prefiro acreditar que em pleno século XXI ao invés de começar uma 3ª Guerra Mundial que só trará prejuízo para os principais envolvidos e para a população mundial, os principais países envolvidos tomem precauções para que esse desastre não aconteça. Mais Olhando de um ponto de vista mais realista como o mundo é movido pelo dinheiro e pelo poder, para não perder a liderança ou para conquistá-la muitos países entrariam nessa disputa. 2) Com essa Globalização econômica todos os países vem crescendo cada vez mais e com essa ascensão