Cultura científico-tecnológica
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Filosofia, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho que consistia em duas partes.
A primeira seria individual, em que cada um teria de abordar o tema da cultura científico-tecnológica, as vagas de mudança e a tecnociência.
Na segunda parte, de grupo, teríamos de explorar um dos temas propostos pelo professor e ainda realizar uma actividade prática. O tema escolhido foi a Globalização, uma vez que nos parece um tema importante e interessante para ser discutido em grupo. É um tema muito actual, que envolve as novas tecnologias da comunicação, nomeadamente a Internet, e que tem sido alvo de muita discussão nos meios políticos e na comunicação social, quer pelos seus benefícios, quer pelas desvantagens.
A actividade prática consiste na aplicação de um questionário a um grupo de pessoas acerca das mudanças ocorridas no seu tempo que consideram mais marcantes seguido de uma análise das respostas obtidas e apresentação dos resultados.
Os objectivos deste trabalho são:
. Caracterizar a cultura científico-tecnológica
. Caracterizar e compreender o que são as vagas de mudança
. Analisar o conceito de tecnociência e seus riscos
. Caracterizar o fenómeno da globalização
. Desenvolver capacidades de investigação
. Realizar análise dos dados obtidos e apresentar conclusões
Para a realização deste trabalho recorremos a várias fontes de informação nomeadamente pesquisa bibliográfica (livros de filosofia), pesquisa na Internet e questionários.
I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
1. A CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA
A cultura representa todas as formas devida e de expressão de uma determinada sociedade, o que inclui costumes, práticas, códigos, normas e regras da maneira de ser, vestir-se, religião, rituais, normas de comportamento e sistemas de crenças. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos, simbolizando tudo o